A revolução dos bots

Chegando como uma alternativa barata e estilosa aos serviços de atendimento ao cliente, os bots via Facebook Messenger, que nada mais são do que inteligências artificiais (AI) que interagem automaticamente com pessoas via Messenger, estão entrando com força no mercado atual. Em países como Estados Unidos e Reino Unido, empresas de grande porte, como Burger King e CNN, vêm desde 2016 investindo neste recurso e obtendo sucesso em diversos aspectos.

Fortemente atrelados à plataforma de mensagens do Facebook, que cresce cada vez mais e conta atualmente com mais de 1 bilhão de usuários, os messenger bots podem ser utilizados para desempenhar qualquer função que envolva um cliente e uma empresa ou produto. Por exemplo, bots que fazem pedidos de comida, reservam lugares em restaurantes, enviam notícias atualizadas e previsão do tempo estão entre os messenger bots mais utilizados no mundo.

Talvez o melhor aspecto desta ferramenta seja a naturalidade com que uma pessoa que nunca tenha utilizado um messenger bot pode começar a usufruir do serviço sem empecilho algum, visto que o fluxo dele ocorre de maneira semelhante a uma conversa normal com um amigo ou atendente via Messenger. Vejamos o exemplo abaixo, que mostra um exemplo de atendimento via messenger bot para um provedor de internet:

Vê-se que a conversa com o bot segue exatamente os mesmos passos de uma com um atendente pelo telefone, com a vantagem dela ser assíncrona, ou seja, do cliente poder parar por um momento o atendimento, com toda a calma necessária, sem que ao mesmo tempo gaste mais tempo de ligação e até mesmo a paciência do atendente.

Já imaginou este recurso inovador na sua empresa? Na Tuhl desenvolvemos messenger bots integrados com nossos sistemas personalizados, estendendo o alcance do atendimento aos clientes para todos os dispositivos móveis e computadores, sem a necessidade de baixar um aplicativo específico. Entre em contato conosco e descubra essa facilidade!